EM BUSCA DE SHAKESPEARE

Em Busca de Shakespeare , projeto de nascimento da Cia Rústica lança uma linha para o passado em busca desta forma cênica vital e vibrante, a cena shakespeariana.  A atualização de princípios considerados essenciais ao projeto da companhia: estado de encontro, convívio entre presenças, predominância dos recursos humanos, celebração da vida e da arte, foram neste projeto amplamente discutidos e experimentados.

Foram realizadas três montagens:  Macbeth (2004), Sonho de Uma Noite de Verão (2006) e A Megera Domada (2008).

Os espetáculos, financiados por instituições públicas (FUMPROARTE e FUNARTE),  foram apresentados em locais muito diferenciados, desde o conforto do Theatro São Pedro até a simplicidade de um centro comunitário, incluindo cidades do interior e outras capitais.

Em todas as edições, realizamos ensaios abertos para setores menos favorecidos da população, no que resultou ser uma experiência enriquecedora de intercâmbio e pluralidade, confirmando a sensível abrangência de Shakespeare e a possibilidade de comunicação vital que o teatro oferece.

A estréia do projeto foi em maio de 2004, com Macbeth, atingindo recordes de público em Porto Alegre.

O segundo espetáculo, Sonho de Uma Noite de Verão, estreou em março de 2006, configurando-se como um dos maiores sucessos do teatro gaúcho nos últimos anos, tanto em termos de crítica como de público, aproximando-se do objetivo de resgatar o caráter popular da obra do autor, valorizando sua poesia e teatralidade.

A Megera Domada estreou em março de 2008 no Teatro de Câmara, confirmando a visibilidade, importância e popularidade do projeto.