CIDADE PROIBIDA

Cidade Proibida propõe a realização de intervenções cênicas em lugares públicos que tornam-se proibidos durante a noite, perante a ameaça da violência potencial. Em uma composição afetiva com a cidade, propomos a ocupação desses espaços através de ações artísticas. Aqui, a cidade se faz tema e cenário, o encontro se faz motivo e linguagem, a partir da percepção da cidade como lugar de experiência sensível, memória e redes de relações. Inspirado em formas de convívio como saraus, serenatas, cabarés artísticos, piqueniques e ceias noturnas, o evento compõe uma estrutura de encontro cênico que inclui música, circo, dança, teatro, reunindo números individuais e coletivos dos artistas envolvidos. Mais que um espetáculo, propomos a invenção de microterritórios de convívio em lugares públicos que à noite passam a ser de ninguém, no desejo de propor contribuições para futuros renovados.

Foi contemplado com o Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2012. Estreou em novembro de 2013, em Porto Alegre, em cinco apresentações no Parque da Redenção e na Praça Júlio Mesquita. Em 2014, participou do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre, do Festival Palco Giratório Sesc RS (integrando a Mostra de Repertório da Cia Rústica), do Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, do Projeto Cidade Ocupada do Sesc Campinas. Em 2015, do Circuito Sesc de Artes de São Paulo, da Mostra Sesc Cariri de Culturas, do Festival Porto Alegre em Cena (Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo Júri Popular). Em 2016, realizou uma apresentação no III Encontro Cidades e Universidades, novo circuito em Sao Paulo pelo SESC e apresentações pocket em escolas, ocupações e manifestações, transformando-se em novas possibilidades artivistas no calor dos acontecimentos. Em 2018, realiza circuito, através do Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura, em Caxias do Sul (RS), Florianópolis (SC) e Pelotas (RS). Apresenta-se na mostra Cia Rústica Em Movimento, em parceria com o projeto Intercena, na Praça Júlio Mesquita – Porto Alegre (RS). Participou do Dia da Cultura na UFRGS em novembro de 2018.

Equipe: 

Criação geral, figurinos e trilha sonora criada ou pesquisada: a equipe. Direção e composição dramatúrgica: Patrícia Fagundes. Elenco: Ander Belotto, Camila Falcão, Di Nardi, Gabriela Chultz, Heinz Limaverde, Laura Backes, Lisandro Bellotto, Mirna Spritzer, Priscilla Colombi, Roberta Alfaya, Rodrigo Shalako, Suzi Weber. Realização e Coordenação Geral: Cia Rústica. Cenotécnica: Rodrigo Shalako. Assistência de Produção: André Varela, Di Nardi e Rodrigo Shalako. Fotos: Adriana Marchiori. Registro em vídeo: Maurício Casiraghi. Design gráfico: André Varela. Assessoria de Imprensa: Léo Sant’anna.

Mais Links:

www.projetocidadeproibida.wordpress.com/

www.cidadeproibidacircuito.com